Cardeal do Rio preside Missa no Santuário de Aparecida
Por Gaudium Press, com Arquidiocese do Rio de Janeiro
Os fiéis da Arquidiocese do Rio de Janeiro realizaram neste último sábado, dia 30 de agosto, a Romaria anual ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.
Durante a Santa Missa da romaria, o Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta afirmou aos presentes que “nós temos uma missão muito importante” na difusão do Evangelho. “Peçamos a intercessão de Maria para que possamos continuar. Louvamos ao Senhor por aquilo que já aconteceu e pedimos que Ele nos capacite ainda mais”, disse.
Na ocasião, o purpurado ressaltou o número significativo de seminaristas que participaram da romaria celebrando o encerramento do mês vocacional, bem como os 275 anos do Seminário São José. “Que essa romaria renove os corações e que o Reino de Deus aconteça em nossa cidade”, afirmou.
Em sua homilia, o Cardeal Orani refletiu o Evangelho do dia, segundo São Mateus (Mt 25,14-30). Segundo ele, a missão evangelizadora da Igreja é fazer acontecer o Reino de justiça, paz e vida.
“O Senhor nos escolhe não porque somos melhores ou maiores. Ele escolhe aqueles que aparentemente não conseguiriam, para confundir os fortes. Eu só peço a Deus que nenhum de nós esconda os talentos sem multiplicá-los, porque é importante para o mundo essa missão confiada a nós pelo Senhor”, observou.
Logo depois, o Arcebispo do Rio lembrou-se dos gestos concretos do Ano Arquidiocesano da Caridade, na coleta de mantimentos para a Campanha “Alimente a Esperança. Ajude o Haiti”, e falou ainda sobre os atuais desafios vivenciados pela Igreja no mundo, como a perseguição e o martírio dos cristãos.
“Agradeço a Deus por ver muitas pessoas que têm multiplicado os talentos, se dedicando à missão, como Igreja unida nesse trabalho na grande metrópole. Nos colocamos aqui diante de Nossa Senhora, como ‘os servos do Senhor’, para que se cumpra o plano de Deus em nossa vida”, concluiu Dom Orani.
Finalizada a Eucaristia, os romeiros cariocas dirigiram-se até o Morro do Cruzeiro, para participar da Via-Sacra. (LMI)