Fé, faith, fe!
Sal da Terra 166, junho de 2014
Não importa qual o idioma, em todos as nações e línguas devemos encontrar o caminho da certeza, confiança e de intensa intimidade com Cristo.
Sendo una, a Igreja Católica nos proporciona uma profunda experiência e vivência da fé. Ao redor do planeta, encontramos diversas paróquias, capelas e santuários com culturas, línguas e atividades diferentes, mas todos apontam para o Cristo, todos seguem a mesma fé.
Mudando para os Estados Unidos, passei a viver uma série de novas experiências e realidades que mudavam e se renovavam a cada dia, mas uma coisa permanecia a mesma: o desejo de estar com Deus e celebrar intensamente a comum união através do Corpo e Sangue que nos é partilhado a cada Celebração Eucarística.
Logo após minha chegada, as missas já estavam presentes na minha programação semanal. Pensei que não seria fácil participar de uma missa em outro idioma, sem saber o que responder, fazer ou seguir, mas logo pude perceber que eu já sabia de tudo. Afinal, aquela era minha casa, aquele era o meu lugar e só estava um pouco diferente, mas eu já o conhecia.
Outra grande diferença entre os países são as pessoas e seus costumes. Eu estava certo que isso seria uma dificuldade a ser superada, mas esquecia que acima das diferenças há um coração acolhedor, um coração católico. Junto com a comunidade paroquial, pude viver momentos em família, momentos de profunda união e caridade. Fui muito bem acolhido e com diversas famílias celebrei Natal, Ano Novo, festejos de Ação de Graças e outras solenidades da Igreja.
Como dito por Jesus: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6,56). Qualquer que seja o lugar, temos o dever de propagar a palavra de Deus e ser sinal de Fé e de luz para o mundo. Permaneça em comum união com Ele, leve a fé contigo!
Texto de Iuri Silva. Iuri é estudante,
agente da Pastoral da Comunicação
da nossa paróquia e atualmente reside
em Columbia, Estados Unidos.