Papa pede a jogador que organize partida de futebol pela paz
Quinta-feira, 10 de julho de 2014
O ex-jogador argentino Javier Zanetti, a pedido de Francisco, marcou para o dia 1º de setembro um jogo inédito: a “Partida inter-religiosa pela paz”
Da Redação, com Agências
“Uma partida de futebol em nome da paz”, é o pedido feito pelo Papa Francisco ao ex-jogador argentino Javier Zanetti. Em conversa particular com o Pontífice, o jogador aceitou a sugestão de organizar uma partida de futebol com profissionais de diversas religiões, de modo a promover a paz e o diálogo.
O jogo está previsto para 1º de setembro no Estádio Olímpico de Roma. Segundo o jornal Vaticano L’Osservatore Romano, entre os jogadores estarão: Roberto Baggio, Zinedine Zidane, Francesco Totti, Gianluigi Buffon e, possivelmente, Lionel Messi, que já foi convidado.
De acordo com Zanetti, a “Partida inter-religiosa pela paz”, será um símbolo de diálogo entre as diferentes crenças e um apelo a paz entre os povos.
“Reuniremos jogadores de todas as religiões para mostrar, com um gesto simbólico, que é possível construir um mundo de paz, feito de diálogo e respeito pelos outros. Para mostrar que aquele que tem ideias diferentes das minhas não é meu inimigo, mas uma oportunidade de crescimento e riqueza”, destaca o jogador argentino.
Na organização do evento, Zanetti recebe o auxílio da Pontifícia Academia para as Ciências. O orgão vaticano afirmou que alguns jogadores devem confirmar em breve a participação.
A instituição comunicou também que a presença do Papa não está confirmada, porém, acredita que, como um admirador do futebol, Francisco possa estar presente.