Beleza do circo faz bem à alma, diz Papa Francisco

Da Redação, com Rádio Vaticano

Santo Padre fez uma breve reflexão sobre a necessidade da beleza após a apresentação de um grupo circense na Sala Paulo VI

“Encorajo-vos a serem portadores do sorriso e mensageiros não apenas de solidariedade entre povos e nações, mas também da beleza: precisamos dela!”. Essas foram palavras do Papa Francisco ao grupo do Golden Circus de Liana Orfei, que fez uma breve apresentação após a catequese desta quarta-feira, 7, na Sala Paulo VI.

O Papa aproveitou a apresentação circense para fazer uma breve reflexão sobre a necessidade da beleza no mundo de hoje. Ele disse que o circo é um espetáculo, mas ensina uma coisa: quem faz espetáculo cria beleza e isso faz bem à alma.

“Como precisamos da beleza! A nossa vida é tão prática: tantas coisas para fazer, trabalhar, pensar; a nossa vida é razão. É importante porque somos animais que pensam, mas somos também pessoas que amamos; temos a capacidade de amar. A linguagem das mãos, a linguagem da mente e a linguagem do coração: amar; estas três linguagens se unem para harmonizar as pessoas, e eis aí a beleza”.

O Santo Padre explicou que Deus é bom e sabe fazer as coisas, mas é, sobretudo, belo, e muitas vezes as pessoas se esquecem da beleza. “A humanidade pensa e sente, mas hoje precisa muito da beleza. Agradeçamos estas pessoas tão competentes em fazer equilibrismos, espetáculo, mas principalmente, que fazem beleza”.