Papa recebe membros de peregrinação ecumênica
Rádio Vaticano
Em seu discurso, Francisco se disse feliz que a delegação tenha feito memória de João XXIII e João Paulo II, Papas que lutaram pela unidade
Na manhã desta sexta-feira, 24, o Papa Francisco recebeu em audiência uma delegação da Fundação Lumen, que reúne os cristãos de tradição oriental nos Estados Unidos.
Quarenta e cinco membros da Fundação estão de passagem por Roma no âmbito de uma peregrinação ecumênica, liderados pelo Metropolita, Kàllistos de Diokleia. Nascido na Inglaterra há 80 anos, Kàllistos entrou na Igreja Ortodoxa aos 24 anos e se tornou Metropolita em 2007. É muito ativo no campo do diálogo pela unidade dos cristãos.
Em discurso ao grupo, Francisco se disse feliz que em sua peregrinação, a delegação tenha feito memória de João XXIII e João Paulo II, dois papas que deram grande contribuição para estreitar o relacionamento entre a Igreja Católica e as Ortodoxas. “O exemplo destes dois santos, que sempre testemunharam uma ardente paixão pela unidade dos cristãos, é iluminador para nós”, disse o Papa.
Francisco lembrou que São João XXIII, anunciando a convocação do Concílio, indicou a unidade como uma das finalidades do evento, e que São João Paulo II deu um significativo impulso ao ecumenismo com a sua Carta Ut Unum Sint. O Pontífice pediu aos integrantes da Fundação Lumen que rezem também por ele, para que possa desempenhar o seu ministério a serviço da comunhão e da unidade da Igreja, segundo a vontade do Senhor.
Nos próximos dias, a delegação irá ao Fanar, sede do Patriarcado Ecumênico, onde encontrará o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I. Francisco também irá a Istambul, de 28 a 30 de novembro, para a festividade de Santo André apóstolo. “A visita do bispo de Roma ao Patriarcado Ecumênico, e este novo encontro, serão sinal da profunda relação que une as sedes de Roma e Constantinopla e do desejo de superar, no amor e na verdade, os obstáculos que ainda nos dividem”, concluiu o Papa.