Papa aceita renúncia do Arcebispo de Passo Fundo (RS)
Da redação, com Rádio Vaticano
O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo (RS), apresentada por Dom Antônio Carlos Altieri
Nesta quarta-feira, 15, o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo (RS), apresentada por Dom Antônio Carlos Altieri, S.D.B., em conformidade ao cân. 401 §2 do Código de Direito Canônico.
Dom Altieri é Salesiano, nasceu em 18 de outubro de 1951 e foi ordenado sacerdote no dia 17 de dezembro de 1978. Já a ordenação episcopal aconteceu em 28 de outubro de 2006, quando logo assumiu a diocese de Caraguatatuba, até 2012.
No dia 11 de julho de 2012 o Papa Bento XVI o elevou a arcebispo, como metropolita da Arquidiocese de Passo Fundo. Dom Altieri assumiu a Arquidiocese no dia 16 de setembro de 2012.
Inaceitação
Em um comunicado divulgado na manhã de hoje, Dom Altieri declarou: “Devo comunicar-lhes que hoje, véspera da festa de Nossa Senhora do Carmo, o Papa Francisco aceita o meu pedido de renúncia como Segundo Arcebispo de Passo Fundo (RS)”.
Segundo ele, “o resultado da recente Visita Apostólica realizada por Dom Claudio Hummes, Ofm, a mim apresentado pelo senhor núncio, Dom Giovanni D´Annielo, deixou-me convencido da inaceitação de minha atuação pela maioria dos que tiveram a possibilidade de dialogar com o senhor Cardeal”.
O Arcebispo conclui afirmando que “tudo concorre para o bem dos que amam a Deus e, portanto, acredito que todos nós teremos muito a aproveitar de tudo o que Nosso Senhor nos permitiu vivenciar nestes três anos”.