Nas férias viaje para o seu interior
Por Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, Bispo de Campos (RJ)
Muitas pessoas se queixam que fazem férias, mas voltam estressadas e cansadas. Na realidade não descansaram nem feriaram no sentido de uma atividade livre e criativa que os renovasse, que despertasse a paixão e o prazer de viver. Podemos visitar todos os lugares do mapa e da cartografia mundial, as paisagens mais fascinantes, mas senão conseguirmos contato com o nosso self, isto é, o verdadeiro eu, tudo não passará de uma fuga ou entretenimento evanescente.
É bom não esquecer que temos uma alma espiritual, que deseja ser alimentada, contemplar o caminho que nos leva a felicidade e a paz interior. Na verdade a fragmentação e divisão que vivemos durante o ano, e que muitas vezes nos aliena da busca de transcendência e de infinito que levamos dentro de nós, impede que nas férias nos desbloqueemos e assim possamos experimentar o encontro místico com o supremo, saborear a presença do Deus vivo, a realidade substancial e eterna. Por isso é tão importante nas férias descondicionar-se, quebrar as rotinas e as regrinhas que pautam a nossa existência. Dar-se tempo para meditar, serenizar-se, e permitir-se olhar as coisas e principalmente as pessoas com atenção amorosa.
É tempo de fortalecer e renovar os vínculos e relacionamentos, curando ressentimentos e mágoas, purificando e limpando nosso interior de sentimentos e emoções negativas que nos tiram a tranquilidade e distanciam dos nossos seres queridos. Sentir de novo a comunhão com a terra e com o mar, convivendo com amabilidade e ternura com todas as criaturas.
Fazer as pazes consigo mesmo, aceitando e integrando facetas e áreas da nossa auto imagem e da nossa personalidade ainda rejeitadas ou reprimidas. Assim conseguiremos repousar no Espírito Santo o doce hóspede da alma, a brisa fresca, o santificador, que nos dará novas energias e forças para voltar a nossa missão na família e no trabalho.
Que nestas férias abramos espaço para o autoconhecimento, buscando excelência interior, crescimento espiritual, para encontrar-nos plenamente com o Deus Amor e com nossos irmãos/ãs. Deus seja louvado!