Bispos discutem laicato e diretrizes para ação evangelizadora
Por Canção Nova
Neste segundo dia da 53º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 16, ocorreram reflexões sobre o tema central – ‘Diretrizes Gerais a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, e também haverá uma reflexão e exposição de trabalhos de grupos acerca do tema prioritário ‘ Os cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’.
Esta foi a programação para a sessão da manhã, segundo informações da assessoria de imprensa da CNBB. Após o recesso para almoço, no período da tarde as 12 Comissões Episcopais Pastorais apresentarão relatórios das atividades desenvolvidas no quadriênio 2011 – 2015.
Também no período da tarde, às 15h, será realizada a coletiva de imprensa com a presença do arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Cardeal Orani João Tempesta; o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato, Dom Severino Clasen; e o bispo da prelazia do Xingu (PA) e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Dom Erwin Krautler.
Os temas abordados na coletiva serão: conjuntura social e eclesial, o tema prioritário ‘Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade’ e a questão indígena no Brasil.
As atividades deste segundo dia começaram com a celebração da Santa Missa, às 7h30, no Santuário Nacional de Aparecida presidida pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello e concelebrada por Dom Fernando Barbosa dos Santos e Dom João Kot. O dia de reunião será concluído às 19h30.