Papa falará sobre o amor no Retiro Mundial de Sacerdotes
Da Redação, com Rádio Vaticano
Na tarde do dia 12 de junho, Francisco falará a padres de todo o mundo sobre a transformação realizada pelo amor
“Transformados a partir do amor e pelo amor” será o tema da reflexão do Papa Francisco para os participantes do III Retiro Mundial de Sacerdotes, organizado pela Renovação Carismática Católica e pela Fraternidade Católica. O evento será realizado de 10 a 14 de junho, na Basílica de São João de Latrão, em Roma. O tema do encontro será “Chamados à santidade para a nova evangelização”.
A reflexão do Santo Padre será na tarde do dia 12 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Após um momento de diálogo com os sacerdotes, o Pontífice celebrará a Eucaristia com o envio missionário dos participantes. Nesse mesmo dia, pela manhã, a pregação será do fundador da Comunidade Canção Nova, padre Jonas Abib, que falará sobre a palavra ‘transformados’, na reflexão intitulada ‘Deixa que o amor de Deus te transforme’. Após, a Irmã Briege McKenna e o Padre Kevin Scallon, conduzirão a adoração eucarística e a oração de cura interior.
Cinco temas deverão guiar as reflexões dos participantes: ‘Congregados’, Transformados’, ‘Reconciliados’, ‘Fortalecidos’ e ‘Enviados…..para a nova evangelização”. Outro fio condutor para o encontro será a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco.
A reflexão do primeiro dia – baseada no tema do retiro – será proposta pelo pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa. Já o Presidente do Pontifício Conselho para a Justiça e a Paz, Cardeal Peter Turkson, conduzirá no segundo dia a reflexão ‘Reconciliados com Deus’. Após a Adoração Eucarística, o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, presidirá a Santa Missa.
Na parte da tarde, Livio Tacchini, será o responsável pela reflexão ‘O preço da reconciliação’, que será seguida de um momento de reconciliação dirigido pelo padre Daniel Ange.
No dia 13 de junho, o tema será ‘Fortalecidos’, novamente aos cuidados do frei Raniero Cantalamessa. Após a reflexão, o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Beniamino Stella, presidirá a celebração eucarística. Na parte da tarde, Dom Joseph Malagrega vai falar sobre ‘Viver o sacerdócio no poder do Espírito Santo”.
O Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, presidirá a Missa de abertura do encontro, enquanto o Cardeal Vigário da Diocese de Roma, Agostino Vallini, a de encerramento, no dia 14 de junho.