O início do caminho da fé acontece no Batismo. Nele, o Espírito Santo deposita no coração do cristão, a semente da fé, que deve ser germinada e cultivada pelo exemplo dos pais e da família e pela catequese oferecida pela igreja à comunidade cristã.
A fé precisa ser alimentada. O primeiro lugar para alimentá-la é a própria família. Ali, os pais devem cultivar a semente da fé ensinando o amor a Deus e os ensinamentos de Jesus. Devem introduzir os filhos na vida de oração e formá-los para participar da vida da Igreja.
O segundo lugar de alimento e crescimento da fé é a comunidade. Seja na paróquia ou em outra localidade. Pela participação nas catequeses para a vida eucarística e para o Crisma, pela participação das missas dominicais e dos eventos religiosos realizados na comunidade. Dessa forma a fé vai se consolidando e fortificando até atingir a plena maturidade.
A fé é um dom dado por Deus a cada um de nós. Devemos alimentá-la diariamente pedindo ao Espírito Santo que faça crescer a nossa fé. O nosso pedido ao Senhor dever ser constante, “Eu creio Senhor, mas aumentai a minha fé”. Muitas das verdades de nossa fé são misteriosas. Onde termina a nossa capacidade de “entender” é que se inicia o verdadeiro “crer’.
Que Deus nos fortaleça, fazendo crescer em nós a fé em seu Filho Jesus Cristo. Nunca falte em nós a força e a coragem de alimentar nossa alma com o dom da fé.
(Pascom 01.10.2021)