Publicado em 23 de julho de 2014
Cinco passos para transformar uma discussão em diálogo
Por Aleteia
Se contarmos as vezes que nos olhamos no espelho, provavelmente o resultado seria uma cifra inimaginável, já que este objeto é um dos mais visitados por homens e mulheres várias vezes ao dia.
Agora você perguntará: mas tem algum efeito negativo olhar-se muito no espelho? A resposta provavelmente será “não”, mesmo se existem pessoas narcisistas que não podem viver sem um espelho. Mas dizemos não porque o espelho pode ser utilizado também como instrumento de prevenção, ou de solução dos conflitos em família.
Se você duvida disso, pode fazer este exercício em cinco passos. É muito fácil, basta ter um espelho (não importa a dimensão dele), e se lembrar de olhá-lo antes de iniciar uma discussão com um membro da sua família. Preste atenção!
Primeiro Passo
Antes de começar uma discussão, olhe-se no espelho e concentre o olhar no seu rosto. Você notará que o descontrole ou a raiva não deixará refletir na imagem a verdadeira pessoa – pai, mãe, esposo ou esposa – que você é.
Segundo passo
Estando diante do espelho conte de 10 até 1 e, enquanto conta, busque respirar profundamente.
Terceiro Passo
Quando terminar de contar, pense durante um tempo nas coisas boas que têm o membro da sua família com o qual está para discutir.
Quarto Passo
Reze uma pequena oração pedindo a Deus que coloque na sua boca palavras sábias para não ferir a pessoa com a qual vai discutir.
Quinto Passo
Por fim, concentre seu olhar novamente no seu rosto. Você notará que agora a serenidade e a bondade refletirão o pai, a mãe, o esposo ou a esposa que na verdade você é.
Este exercício foi batizado de “técnica do espelho”. Vai parecer estranho no início, mas rapidamente você perceberá que é um instrumento válido para transformar a discussão em diálogo. As palavras agressivas que você usava às vezes se tornarão palavras doces, moderadas, e o tempo passará de desagradável a um momento agradável e único. Lembre-se de abraçar aquela pessoa depois do diálogo, visto que com este gesto você demonstra que ela é importante para você, apesar daquilo que teria dito ou escutado.
Coletado do site www.noticiascatolicas.com.br