Papa Francisco se encontra com magistrados
Da redação, com Rádio Vaticano
Magistrados Italianos se encontraram com o Pontífice no Vaticano
O Papa Francisco recebeu na manhã deste sábado, 13, na Sala Clementina, no Vaticano, cerca de 200 membros do Conselho Superior da Magistratura italiana.
Nas suas palavras aos presentes o Santo Padre recordou que a jurisdição tem hoje uma complexidade crescente e lembrou que a globalização traz efeitos de possível confusão e desorientação quando se torna um meio de introdução de normas e concepções estranhas a um determinado tecido social.
“Neste contexto de choques profundos das raízes culturais, é importante que as autoridades públicas, e entre elas também as jurisdicionais, usem o espaço a elas concedido para dar estabilidade e tornar mais sólidas as bases da convivência humana através da recuperação dos valores fundamentais. A esses valores o Cristianismo ofereceu o verdadeiro e mais adequado fundamento: o amor de Deus, que é inseparável do amor pelo próximo.” – acrescentou o Pontífice.
Para combater as consequências da globalização, o Papa frisou que as instituições são chamadas a recuperar uma estratégia de longo prazo, voltada à promoção da pessoa humana e da pacífica convivência.
Ao final, o Santo Padre recordou que “A justiça não se faz de modo abstrato, mas considerando sempre o homem no seu valor real, como ser criado à imagem de Deus e chamado a realizar, aqui na terra, a sua semelhança”.