Papa expressa pesar por morte de cardeal indiano
Segunda-feira, 2 de junho de 2014
Cardeal Simon Lourdusamy faleceu na madrugada desta segunda-feira, 2, aos 90 anos
Da Redação, com Rádio Vaticano
Em telegrama, o Papa Francisco expressou pesar pela morte do Cardeal Simon Lourdusamy na madrugada desta segunda-feira, 2. Ele era Prefeito Emérito da Congregação para as Igrejas Orientais.
A mensagem foi enviada ao arcebispo de Pondicherry e Cuddalore (India), Dom Anthony Anandarayar. Francisco expressa sua tristeza pela morte do cardeal e oferece suas condolências, assegurando suas orações por todos os que choram por essa morte.
O Santo Padre recorda com gratidão a vida sacerdotal do cardeal empenhada na difusão do Evangelho primeiro na Índia depois a serviço da Igreja em várias funções, finalmente como Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais.
“Rezo para que Deus, Pai das Misericórdias, possa dar-lhe a recompensa por seu trabalho e acolher sua nobre alma na paz e alegria do céu. A todos os reunidos para o funeral, eu cordialmente concedo minha Benção Apostólica como penhor de força e consolação no Senhor”.
Cardeal Lourdusamy nasceu em Kalleri, arquidiocese de Pondicherry e Cuddalore (India) em fevereiro de 1924 e foi ordenado sacerdote no dia 21 de dezembro de 1951. A nomeação como Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais foi no dia 30 de outubro de 1985. Ele renunciou ao cargo em 12 de julho de 1991, por motivos de saúde.
Com o falecimento do Cardeal Lourdusamy, o Colégio Cardinalício fica composto por 214 purpurados, dos quais 119 eleitores e 95 não eleitores.